Você sabia que o prazo limite para migração da ISO 14001:2004 para a ISO 14001:2015 é até setembro de 2018? Sua empresa está preparada?
A nova revisão da ISO 14001 chegou com uma estrutura totalmente modificada e ampliada, exigindo novas práticas, tais como:
- o envolvimento da alta direção na prestação de contas sobre a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental;
- o entendimento do contexto da organização;
- a determinação e entendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas;
- a abordagem de riscos e oportunidades.
Como a sua empresa pretende atender aos requisitos da revisão 2015 da ISO 14001?
O atendimento aos requisitos da ISO 14001:2015 deve ser criterioso, ágil e conciso. A seguir daremos algumas dicas de como abordar as principais novos requisitos:
Liderança
Na nova versão da ISO 14001, a figura do Representante da Direção desapareceu e a responsabilidade da Alta Direção se ampliou.
Para garantir bons resultados, será necessário preparar treinamentos específicos para a Alta Direção, curtos e objetivos, porém, que permitam uma visão geral do Sistema de Gestão Ambiental e dos resultados que ele está produzindo.
Contexto da Organização
A determinação do contexto da organização frente ao Sistema de Gestão Ambiental deve levar em consideração diversos aspectos, tais como:
- ambiente legal;
- ambiente tecnológico;
- mercado;
- concorrências direta e indireta;
- aspectos culturais e socioeconômicos internos e externos;
- valores da organização;
- conhecimento e desempenho empresarial;
- meio ambiente local, suas vantagens e desvantagens para o negócio;
- produtos e serviços da organização, seus aspectos e impactos ambientais.
Todos os aspectos considerados na análise de contexto organizacional devem ser documentados, conhecidos e entendidos pela equipe interna.
Partes Interessadas
A novidade neste requisito, que já existia na revisão 2004, é que nesta versão da norma é preciso identificar quais necessidades e expectativas das partes interessadas são pertinentes ao Sistema de Gestão Ambiental e tratá-las como requisitos legais e outros requisitos, de forma a atendê-los plenamente.
Ou seja, deverá haver planos de ação ou mesmo objetivos do Sistema de Gestão Ambiental associados às necessidades e expectativas das partes interessadas, com o devido monitoramento do seu atendimento, considerando que o requisito 6.1.3 – Requisitos legais e outros requisitos, determina que seja mantida informação documentada.
Abordagem de Riscos e Oportunidades
A ISO 14001:2015 trouxe a abordagem de riscos e oportunidades como sua maior novidade.
Será necessário mapear os riscos e oportunidades relativos a:
- o contexto organizacional;
- as partes interessadas;
- os processos do Sistema de Gestão Ambiental;
- os requisitos legais e outros requisitos;
- os aspectos e impactos ambientais da organização, etc.
A partir de agora, a equipe interna da sua empresa deverá ter uma visão ampla dos riscos e oportunidades existentes, deixando de focar apenas nas atividades operacionais e seus controles, e passando a enxergar e entender esses riscos e oportunidades em todos os níveis da organização, de modo corporativo.
Os gestores e colaboradores chave da sua organização precisarão se mobilizar para identificar todos os riscos corporativos ao Sistema de Gestão Ambiental e analisar seus efeitos negativos e perceber as oportunidades que podem desencadear.
Esta é uma tarefa desafiadora que vai depender em muito de um espírito de equipe e colaboração para ser cumprida a contento.
Demais requisitos da ISO 14001:2015
Destacamos neste post somente os requisitos que requerem um esforço adicional das equipes para seu atendimento. Mas, todos os requisitos da ISO 14001:2015 devem ser atendidos para garantir a certificação da sua empresa na norma.
Vale lembrar, que não é permitida a exclusão de nenhum requisito da norma no Sistema de Gestão Ambiental para que ele faça jus à certificação.
A contagem regressiva para a migração para a ISO 14001:2015 já começou, sendo assim, coloque sua equipe em ação a todo o vapor!
Compartilhe estas informações com seus colegas de trabalho e amigos nas redes sociais.
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.