Você sabe o que é direcionamento estratégico? Não sabe? Então, sua empresa vai perder pontos preciosos na auditoria do sistema de gestão da qualidade, sem falar nas oportunidades de negócios.
A revisão 2015 da norma ISO 9001 trouxe muitas novidades, especialmente com o novo conceito de mentalidade de risco. Se o seu negócio funciona sem traçar qualquer estratégia, então a sua equipe está com uma visão míope dos riscos que precisa enfrentar para gerar bons resultados para a sua empresa.
Quer saber qual é a relação existente entre o direcionamento estratégico e a norma ISO 9001:2015? Então leia atentamente este post. Tenho certeza que você irá se surpreender!
O que é mentalidade de risco?
É a capacidade de analisar as situações do contexto organizacional, perceber os riscos existentes e discernir se geram ameaças ou oportunidades para o negócio.
É um plano de ação focado no futuro do negócio. Ele estabelece os objetivos estratégicos da organização, que servirão para nortear as ações gerenciais, táticas e operacionais a serem tomadas para alcançar os resultados esperados, minimizando os riscos e otimizando as oportunidades existentes.
Ele define as estratégias de sobrevivência, melhoria da competitividade e crescimento da organização e deve ter como base a missão, visão e valores da organização.
Uma boa forma de estabelecer o direcionamento estratégico é considerar as perspectivas do BSC – Balanced Scorecard – para o estabelecimento de objetivos, são elas: clientes, finanças, processos internos, aprendizado e crescimento e usar a mentalidade de risco para avaliar os riscos existentes no contexto interno e externo da empresa e traçar as estratégias necessárias para minimizar as ameaças e aproveitar as oportunidades.
Como elaborar o direcionamento estratégico?
O direcionamento estratégico pode ser feito utilizando-se diversas metodologias. Veja dois exemplos:
- Planejamento estratégico – processo que envolve os principais gestores do negócio no estabelecimento de diretrizes estratégicas e seu desdobramento em objetivos estratégicos específicos para cada área do negócio. Esse processo requer diversas rodadas de reuniões e estudos para consolidação de um planejamento detalhado de ações.
- Mapa de direcionamento estratégico – processo de mapeamento simplificado e visual dos objetivos estratégicos gerais da organização.
Para que você tenha ideia de como pode ser explicitado o direcionamento estratégico do seu negócio conheça estes dois exemplos:
· Direcionamento Estratégico do Sistema Sebrae 2013-2022.
Quem disse que a ISO 9001 cobra um direcionamento estratégico da minha empresa?
No item 4.1 – Entendendo a organização e seu contexto da ISO 9001:2015, a norma requisita que sejam determinadas questões externas e internas que sejam pertinentes para o propósito da organização e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultados(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade. Sendo assim, se sua empresa não tem um direcionamento estratégico, comece a pensar nele exatamente agora.
A norma não exige informação documentada para demonstrar o atendimento ao requisito 4.1, mas a alta direção e toda a sua equipe precisa conhecer e saber explicar como foram determinadas as questões externas e internas do contexto organizacional, como esta informação foi analisada criticamente e como ela impactou no direcionamento estratégico da empresa.
E aí, ficou surpreso com mais esta novidade da ISO 9001:2015? Então, mãos à obra pois sua organização tem uma tarefa importante a cumprir.
Gostou de saber esta novidade? Que tal compartilhar com os seus amigos esta informação nas redes sociais?
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.