AISO 14001 recomenda em sua seção 4 que a empresa faça uma análise do seu contexto para que seu sistema de gestão ambiental reflita as peculiaridades do seu negócio. Este tópico é inteiramente novo na norma e provoca uma postura introspectiva de observação, análise e avaliação para pleno atendimento deste requisito.
O contexto de uma organização tem duas facetas, o contexto externo que envolve aspectos legais, tecnológicos, de mercado, culturais e socioeconômicos e o contexto interno que envolve aspectos como valores, cultura, conhecimento e desempenho empresarial.
Note que os aspectos culturais permeiam as duas facetas do contexto organizacional, o que requer especial atenção por parte das empresas. O sistema de gestão ambiental deve respeitar a cultura interna da empresa e a cultura das comunidades com as coisas a empresa interage, seja no âmbito local, regional, nacional ou internacional.
A cultura vem das pessoas, portanto, a empresa precisa conhecer bem quem são as partes interessadas no negócio, sejam elas internas – sócios/acionistas, empregados, parceiros de negócio ou externas – clientes, fornecedores, governo, organizações não governamentais, etc., para entender sua cultura e identificar suas necessidades e expectativas para poder atendê-los na medida em que afetem seu sistema de gestão ambiental.
Outro fator de peso na contextualização de uma organização é o escopo do seu sistema de gestão ambiental (SGA). A empresa precisa saber quais atividades, produtos e serviços são abrangidos pelo seu SGA para tratá-los adequadamente.
Mapear o contexto da organização requer uma visão em “close” (de perto) da realidade que a sua empresa vive.
Existem diversas ferramentas gerenciais que auxiliam nesta tarefa, tal como: o business model canvas e a matriz SWOT, dentre outras.
Percebeu como atender este requisito da ISO 14001, revisão 2015? Então, compartilhe este conhecimento com seus amigos e colegas de trabalho.
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.