Na revisão 2015 da ISO 9001, a alta direção será muito mais solicitada a demonstrar sua liderança e comprometimento com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco na organização, sendo responsável por prestar contas pela sua eficácia e por assegurar que sejam alcançados os resultados pretendidos. Essa liderança foi delegada, por um bom tempo, ao Representante da Direção, que deixou de ser requerido pela norma atual. Destacamos os seguintes aspectos da liderança a ser exercida pela alta direção:
Liderando as lideranças
Caberá à alta direção apoiar as lideranças departamentais da empresa a se envolver no SGQ, assumindo o seu papel de protagonista na gestão, medição e melhoria dos processos corporativos e, especialmente, no alcance dos resultados planejados. Devendo, ainda, demonstrar sua liderança apoiando os demais colaboradores a contribuir para a eficácia do sistema, responsabilizando-se pela comunicação, conscientização e capacitação das equipes sob seu comando.
Foco no cliente
Ao manter o foco no cliente, a alta direção será requerida a considerar, além dos requisitos do cliente e requisitos estatutários e regulamentares, também os riscos e oportunidades que possam afetar os produtos e serviços e a satisfação do cliente.
Política da Qualidade
No momento de determinar a política da qualidade, a alta direção deverá se preocupar com sua adequação ao propósito da empresa e ao contexto da organização e que ela apoie o seu direcionamento estratégico, devendo disponibilizá-la a todas as partes interessadas.
Todos os requisitos de liderança estão detalhados no capítulo 5 da ISO 9001:2015, para ter uma visão completa da sua extensão, recomendamos a sua leitura.
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Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.