A norma ISO 9001 foi atualizada com a colaboração de usuários de todos os países que adotam as normas da entidade suíça ISO (International Organization for Standardization) e sua nova revisão foi publicada em 30 de setembro de 2015, com as principais novidades:
Estrutura da Norma
A norma passou a ter uma estrutura de alto nível, compatibilizada com as demais normas publicadas pela entidade ISO e passou a ter 10 tópicos. Isto facilita a implantação de sistemas de gestão integrada.
Princípios da Qualidade
Os princípios da qualidade foram revisados e reduzidos para 7. Acompanhe no próximo post maiores informações (dentro de alguns dias).
Foco
Agora, além de focar nos requisitos do cliente, deverá analisar e atender os requisitos de outras partes interessadas (sócios, fornecedores, parceiros, colaboradores, órgãos governamentais, sindicatos, etc.), desde que elas sejam relevantes para os resultados do SGQ.
Gestão Estratégica
O texto do item 0.1 – Generalidades deixa bem claro que um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização. E no item 4.1 a norma recomenda que a organização deve determinar e monitorar o cenário interno e externo em que está inserida, considerando o seu propósito e o seu direcionamento estratégico e como isso pode afetar a sua capacidade de atender os resultados planejados do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Assim, a norma requer maior envolvimento da alta direção da empresa.
Mentalidade de Risco
Foi introduzida a mentalidade de risco, ou seja, as empresas precisarão avaliar os riscos e oportunidades envolvidos nos processos chave do SGQ e planejar ações para tratá-los (reduzi-los, eliminá-los, transferi-los, assumi-los, etc.). A aplicação da mentalidade de risco pela sua natureza de se antecipar aos fatos e prever soluções, substitui a ação preventiva exigida pela norma em sua revisão anterior.
Representante da Direção
Não é mais obrigatória a nomeação de um Representante da Direção, porém, a Alta Direção terá a incumbência de delegar a responsabilidade e autoridade sobre as funções ligadas ao sistema de gestão da qualidade (item 5.3 – ISO 9001 – Revisão 2015).
Documentos e Registros
Os procedimentos e registros passaram a ser tratados como informação documentada e foram flexibilizados. A maior parte da informação documentada deverá ser do tipo anteriormente referido como registro. O manual da qualidade e os procedimentos mandatórios da revisão 2008 deixaram de ser obrigatórios. Caberá a cada empresa determinar quais procedimentos são importantes para apoiar a operação de seus processos. Dica: onde a norma especificar “reter informação documentada” está se referindo a registros e onde se referir a “manter informação documentada” está requerendo documentos.
Melhorias
O conceito de melhoria foi ampliado, passando a considerar que elas podem ocorrer de diversas formas, tais como: correção, ação corretiva, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.
Para adaptar o seu sistema de gestão da qualidade, tenha calma, conheça a revisão 2015 da norma a fundo para somente depois planejar suas ações.
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Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.