Na revisão 2015 da norma NBR ISO 9001 – requisito 4.1 a empresa é solicitada a entender a organização e seu contexto. E um dos melhores caminhos para isso, é elaborar o Business Modelo Canvas, um valioso mapa visual de negócios.
Muitas pessoas tem feito o mapeamento de contexto utilizando a matriz SWOT, mas, existem diversas outras ferramentas que possibilitam essa tarefa e a tornam ainda mais rica.
Você conhece o Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios)? Segue na leitura que você vai aprender como aplicar essa ferramenta à análise de contexto organizacional.
1. O que é Business Model Canvas?
O Business Model Canvas é um mapa visual no qual é possível deixar claro o modelo de negócios da sua empresa. Essa visão clara é fundamental para planejar as estratégias da sua empresa e também para entender se a estrutura do seu negócio está adequada para fazer com que este modelo de negócios realmente funcione.
2. Como funciona o Business Model Canvas?
No Business Model Canvas são abordados os pontos principais de estruturação de um negócio, divididos em 9 categorias, conforme podemos verificar na imagem no topo deste post. Vamos conhecer:
2.1. Segmentos de Clientes
Identifique qual é o público alvo para cada produto e serviço da sua empresa.
2.2. Atividades
Quais são as atividades que a sua empresa precisa desempenhar para gerar valor para seus clientes e cumprir a missão para a qual foi criada.
2.3. Recursos
Quais são os recursos (humanos, financeiros, físicos, intelectuais) necessários para garantir que as atividades sejam realizadas.
2.4. Parcerias
Quais parcerias são importantes para apoiar ou complementar seu negócio ou para alavancar vendas.
2.5. Proposta de Valor
Qual é o valor que você propõe aos seus clientes, ou seja, evidencie qual valor os produtos e serviços da sua empresa entregam para os clientes foco.
2.6. Canais
Identifique quais são os canais (meios de transporte/canais de marketing e comunicação) pelos quais a sua empresa faz chegar os produtos e serviços ao público alvo.
2.7. Relacionamento com o Cliente
Como a sua empresa faz chegar a proposta de valor a cada segmento de clientes e como ela mantém o cliente satisfeito.
2.8. Estrutura de Custos
Identifique quais são os custos necessários para garantir as atividades da empresa e todos os outros itens do modelo de negócios adotado.
2.9. Receitas
Identifique quais são as fontes de receitas que a empresa tem e quais ela precisa desenvolver.
3. Como tenho acesso ao Business Model Canvas?
O Sebrae disponibiliza uma ferramenta online para elaboração do Business Model Canvas. Para isso, acesse o seguinte link:
Sebrae – Business Model Canvas
Como vimos neste post, o Canvas vai deixar a sua empresa totalmente esclarecida quanto a todo o contexto de negócios em que ela está inserida.
Quer saber mais sobre contexto organizacional, clique aqui.
Que tal compartilhar este post com seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais? Aproveite também para deixar um comentário!
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.