Aanálise do contexto externo de uma organização deve levar em consideração vários aspectos que interferem no andamento das atividades, processos, produtos e serviços da empresa ou que impactam direta ou indiretamente em seus resultados.
Fique atento que iremos abordar alguns dos mais importantes aspectos do contexto externo e qual deve ser a análise a desenvolver em relação a cada um deles.
Tecnologia
Identifique as tecnologias que podem ser aproveitadas para trazerem vantagem competitiva para a sua empresa e quais delas estão afetando negativamente os fluxos de informações, as transações comerciais e financeiras e os contatos com as partes interessadas do negócio.
Política
Ações governamentais, tais como: abertura ou fechamento de acordos comerciais com outros países, leis que causam restrições a importações ou restrições no uso de alguns produtos, geram novos impostos ou novas obrigações, todas podem impactar de alguma forma como o seu negócio deverá atuar.
Por exemplo: a proibição do uso da gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) nos alimentos impactou diretamente milhares de produtos de diversas indústrias, que tiveram que encontrar uma matéria-prima substituta que assegurasse a manutenção das características de textura, sabor e palatabilidade de seus produtos alimentícios, a fim de manter ou melhorar o nível de satisfação de seus clientes.
Economia
Períodos de recessão econômica ou crescimento da economia geram, respectivamente, quedas bruscas de consumo ou consumo desenfreado de produtos e serviços. Tudo isto tem que ser bem gerenciado pelas empresas para que os riscos não se tornem ameaças reais e para que as oportunidades sejam todas bem aproveitadas.
Sociedade
Pense em como a sociedade em torno da sua organização afeta e/ou é afetada pelas atividades econômicas da sua empresa e como os consumidores dos seus produtos e serviços são afetados pela qualidade do que a sua empresa oferece.
Cultura
Avalie como o sistema de gestão da qualidade da sua empresa, seus processos, produtos e serviços influenciam ou são influenciados pela cultura local, regional, nacional ou internacional na qual esteja inserido. Quando a sua organização respeita os aspectos culturais das pessoas com as quais interage, as chances de sucesso são maximizadas.
Concorrência
Identificar quem são seus concorrentes, onde atuam, quais são seus produtos e serviços e onde estão sua forças e fraquezas é uma boa maneira de traçar estratégias para superar os esforços da concorrência e aumentar a fatia de mercado da sua empresa.
A análise do contexto externo da organização tem muitas variáveis a considerar, mas é um exercício bastante salutar para a sua equipe ter a real dimensão de como a empresa interage com o meio externo.
Viu como a análise do contexto organizacional externo é muito importante! Que tal alertar seus amigos e colegas de trabalho compartilhando esta rica informação.