Quando uma empresa quer desenvolver uma cultura de proteção ao meio ambiente e incorporar práticas de gestão ambientalmente corretas, ela opta por implantar um sistema de gestão ambiental pautado pela norma NBR ISO 14001 (norma mundialmente consagrada).
Na norma ISO 14001 em sua revisão 2015, requisito 8.1 – Planejamento e Controle Operacionais, é solicitado que a empresa considere cada estágio do ciclo de vida de seus produtos e serviços para estabelecer controles que assegurem que os requisitos ambientais sejam tratados no processo de projeto e desenvolvimento.
Quer saber mais sobre ciclo de vida de um produto/serviço? Então, fique atento a cada linha deste post!
O que é ciclo de vida de um produto/serviço?
O ciclo de vida é o conjunto de etapas da vida um produto/serviço, desde o “berço” ao “túmulo”.
Quer um exemplo? Então vejamos as etapas típicas da vida útil de um produto, por exemplo, são: ideia de um produto, projeto e desenvolvimento do produto, extração de recursos naturais; transformação dos recursos naturais em matéria prima; fabricação do produto; distribuição e venda; uso pelo consumidor; reúso; manutenção; descarte; destinação final (aterro, reciclagem, compostagem, incineração). A cada mudança de etapa está o transporte.
Por que conhecer o ciclo de vida do produto/serviço?
Ao ter ciência do ciclo de vida do produto/serviço a empresa passa a conhecer os impactos ambientais que ocorrem desde a concepção da ideia do produto até a sua destinação final. A partir daí, a empresa deve traçar estratégias para:
Reduzir o consumo de recursos naturais
Pensar em como o seu processo produtivo pode ser reestruturado de forma a consumir menor quantidade de água, energia elétrica, e matérias-primas (ferro, alumínio, petróleo, etc.).
Substituir matérias primas ou componentes
Será que seu processo produtivo pode deixar de aplicar um produto perigoso – matéria-prima tóxica – ou um componente que utiliza grande volume de recursos não renováveis para tornar seu produto/serviço menos agressivo à saúde humana ou ao meio ambiente.
Eliminar ou reduzir a geração de resíduos ou os poluentes
Mudanças no processo produtivo, nos componentes ou no design de um produto, podem resultar na menor geração de resíduos ou poluentes.
Reutilizar ou reciclar resíduos
Sobras de papel A4, por exemplo, podem ser reutilizadas na forma de blocos de papel rascunho ou serem doados para reciclagem.
Influenciar boas práticas ambientais
Como você deve ter percebido, algumas etapas do ciclo de vida do seu produto estão fora do seu controle – acontecem nos seus fornecedores de produtos e serviços (extração de matéria-prima, transporte e gerenciamento de resíduos, tipicamente), mas sua empresa pode e deve exercer influência positiva para que estes fornecedores tenham práticas ambientais corretas.
Por exemplo: ao contratar uma oficina mecânica para dar manutenção nos veículos da sua empresa credencie somente aquelas que tiverem:
- Licença ambiental de operação, pois uma oficina lida com graxa, óleo e combustível, que são poluentes do meio ambiente.
- Um tanque de coleta de óleo usado totalmente impermeabilizado.
- Caixa separadora de água e óleo que resulta dos serviços de lavagem de veículos e peças.
- Contrato com uma empresa de destinação correta de óleo – rerefino (refinar novamente o óleo para reuso). E que esta empresa tenha as devidas licenças ambientais.
A perspectiva do ciclo de vida do produto/serviço amplia o campo de visão dos colaboradores da organização sobre seus produtos e serviços e ajuda a tomar ações no ambiente interno para ter maior controle operacional e ações que influenciem positivamente os fornecedores e transportadores envolvidos nas etapas externas do ciclo de vida do produto/serviço.
Quer saber mais sobre ISO 14001, revisão 2015? Então, venha visitar este blog sempre! Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.