Um fundamento ou princípio é a reunião dos conhecimentos e/ou regras básicas de organização e funcionamento que sustentam uma teoria, um sistema, uma instituição, um esporte etc.
A ISO 9001:2015 baseia-se em sete princípios de gerenciamento da qualidade, que permitem assegurar produtos e serviços de qualidade, que vão gerar valor para os clientes da sua empresa.
Quando os envolvidos no sistema de gestão da qualidade entendem e praticam estes conceitos, o sistema adquire uma estrutura forte, coerente e sustentável. A seguir serão descritos, de forma resumida, cada um destes princípios.
Foco no Cliente
Atender as necessidades do cliente e buscar meios de superar suas expectativas, aumentando o seu nível de satisfação, para possibilitar a sua fidelização.
Liderança
A alta direção da empresa deve demonstrar liderança e compromisso com o sistema de gestão da qualidade (SGQ) e fortalecer as demais lideranças internas da empresa para que essas conduzam o desempenho das equipes de forma alinhada com contexto e as estratégias da organização.
Engajamento das pessoas
A empresa deve buscar o engajamento de pessoas competentes no Sistema de Gestão da Qualidade e conceder-lhes autonomia suficiente para contribuírem para o alcance dos resultados planejados e a geração de valor para o cliente.
Abordagem de Processo
Fazer com que todos na empresa entendam que os processos de trabalho são interligados e interdependentes e como cada processo impacta nos resultados pretendidos pela organização.
O princípio abordagem de processos foi unificado com o princípio abordagem sistêmica para gestão, da revisão anterior da norma, já que a abordagem de processo só será eficaz se considerar as interfaces sistêmicas existentes.
Os processos devem considerar controles preventivos para minimizar efeitos negativos e maximizar o aproveitamento das oportunidades de melhoria.
Melhoria
A empresa deve se adaptar continuamente às mudanças do cenário interno e externo no qual ela atua, para garantir a qualidade dos seus produtos e serviços e a entrega de valor aos seus clientes.
O conceito de melhoria foi ampliado, podendo incluir: correção, ação corretiva, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.
Tomada de decisão baseada em evidência
Estabelecer critérios de controle, análise e avaliação de resultados facilita a tomada de decisões e reduz as incertezas dos processos, já que será possível evidenciar os fatos ocorridos e tomar as ações apropriadas para corrigir desvios que possam afetar a conformidade do produtos e serviços ou otimizar o aproveitamento de oportunidades.
Gestão do Relacionamento
O sucesso sustentável das organizações depende do conhecimento e entendimento dos requisitos de todas as partes interessadas no negócio.
Com base nestas informações, é possível estabelecer um relacionamento proveitoso para todas as partes.
O princípio relação benéfica com fornecedores, da revisão anterior, foi ampliado para o princípio gestão de relacionamento, pois passou a abranger além dos fornecedores, os sócios, clientes, órgãos governamentais, etc. com os quais a empresa se relaciona e que terão seus requisitos atendidos, caso sejam relevantes para o Sistema de Gestão da Qualidade.
Caso queira saber maiores detalhes sobre os princípios da qualidade, consulte a norma ABNT NBR ISO 9000:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário.
Nela cada princípio é descrito, é justificada a sua importância e são dados exemplos de benefícios e ações relacionadas à sua aplicação.
Compartilhe este post e continue acompanhando os nossos posts sobre a ISO 9001:2015, com certeza seu aprendizado e familiaridade com a norma serão impulsionados!
Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.