Série ISO 9001 – Revisão 2015 – Contexto da Organização

Estabelecer o contexto da organização é quase como montar um quebra-cabeças. O contexto da organização é o conjunto de circunstâncias sob as quais a empresa funciona, tais como: lugar, tempo, cultura, leis, economia, padrões sociais, mercado, tecnologia, valores, conhecimento, etc. 

Essas circunstâncias podem estar presentes no contexto interno ou externo de uma empresa, abrangem os ambientes local, regional, nacional e internacional no qual ela esteja inserida e podem interferir de forma positiva ou negativa na sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos. 

Mas, calma, não tem por que se assustar! Avaliaremos todos estes aspectos circunstanciais para selecionar aqueles que são pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Para isso, duas ferramentas administrativas valiosas podem ser utilizadas, a matriz SWOT e o Business Model Canvas

Com a matriz SWOT são levantadas as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). As forças e fraquezas expõem as circunstâncias internas do contexto organizacional. As oportunidades e ameaças expõem as circunstâncias externas do contexto organizacional. 

Com o Business Model Canvas são mapeadas as atividades, recursos, parcerias, proposta de valor, segmentos de clientes, canais, dentre outras circunstâncias do contexto organizacional. 

Tendo claro o contexto interno e externo da organização é possível: 

  • Saber quais são as partes interessadas no negócio. Partes interessadas são: clientes, sócios, acionistas, colaboradores, fornecedores, parceiros, governo, sociedade, etc. Nem todos serão considerados, somente aqueles que têm requisitos que devem ser atendidos no Sistema de Gestão da Qualidade.  
  • Determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade. 
  • Definir a estrutura do Sistema de Gestão da Qualidade e os processos que serão necessários. 

Como vimos, o contexto da organização é quase como um quebra-cabeças, porque nem todas as peças encontradas na avaliação se encaixam no SGQ, somente aquelas que impõem requisitos facilitadores ou limitadores dos resultados planejados. 

Para atender aos requisitos da Seção 4 – Contexto da Organização é imprescindível a participação da diretoria e das principais lideranças da empresa, que contribuirão com sua experiência, seus conhecimentos e envolvimento.  

Gostou deste post? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais. 

Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da QualidadeGestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. 

Nossos Produtos:

Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 - Entendendo o que são riscos e oportunidades e como gerenciá-los.

Este e-book pretende divulgar conceitos necessários sobre gestão de riscos e oportunidades, esclarecer a abrangência do requisito 6.1 da norma ISO 9001 e outros requisitos relacionados, assim como dar exemplos práticos de como estruturar esse processo no dia a dia de uma empresa.

O e-book Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 servirá como um guia completo para implementação de uma sistemática formal de gestão de Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015, de maneira simplificada e bastante eficaz, que será facilmente compreendida em todos os níveis do seu negócio.

Amor: Sempre Viva! (Portuguese Edition)

Livro de poesias sobre amor romântico, amor fraterno e contemplação da natureza e do ser humano.
O e-book Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 servirá como um guia completo para implementação de uma sistemática formal de gestão de Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015, de maneira simplificada e bastante eficaz, que será facilmente compreendida em todos os níveis do seu negócio.