Série ISO 9001 – Revisão 2015 – Liderança

Na revisão 2015 da ISO 9001, a alta direção será muito mais solicitada a demonstrar sua liderança e comprometimento com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco na organização, sendo responsável por prestar contas pela sua eficácia e por assegurar que sejam alcançados os resultados pretendidos. Essa liderança foi delegada, por um bom tempo, ao Representante da Direção, que deixou de ser requerido pela norma atual. Destacamos os seguintes aspectos da liderança a ser exercida pela alta direção: 

Liderando as lideranças

Caberá à alta direção apoiar as lideranças departamentais da empresa a se envolver no SGQ, assumindo o seu papel de protagonista na gestão, medição e melhoria dos processos corporativos e, especialmente, no alcance dos resultados planejados. Devendo, ainda, demonstrar sua liderança apoiando os demais colaboradores a contribuir para a eficácia do sistema, responsabilizando-se pela comunicação, conscientização e capacitação das equipes sob seu comando.

Foco no cliente 

Ao manter o foco no cliente, a alta direção será requerida a considerar, além dos requisitos do cliente e requisitos estatutários e regulamentares, também os riscos e oportunidades que possam afetar os produtos e serviços e a satisfação do cliente. 

Política da Qualidade 

No momento de determinar a política da qualidade, a alta direção deverá se preocupar com sua adequação ao propósito da empresa e ao contexto da organização e que ela apoie o seu direcionamento estratégico, devendo disponibilizá-la a todas as partes interessadas. 

Todos os requisitos de liderança estão detalhados no capítulo 5 da ISO 9001:2015, para ter uma visão completa da sua extensão, recomendamos a sua leitura. 

Se gostou deste texto, compartilhe nas suas redes sociais! Seus amigos serão beneficiados com novos conhecimentos. 

Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da QualidadeGestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. 

Nossos Produtos:

Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 - Entendendo o que são riscos e oportunidades e como gerenciá-los.

Este e-book pretende divulgar conceitos necessários sobre gestão de riscos e oportunidades, esclarecer a abrangência do requisito 6.1 da norma ISO 9001 e outros requisitos relacionados, assim como dar exemplos práticos de como estruturar esse processo no dia a dia de uma empresa.

O e-book Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 servirá como um guia completo para implementação de uma sistemática formal de gestão de Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015, de maneira simplificada e bastante eficaz, que será facilmente compreendida em todos os níveis do seu negócio.

Amor: Sempre Viva! (Portuguese Edition)

Livro de poesias sobre amor romântico, amor fraterno e contemplação da natureza e do ser humano.
O e-book Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015 servirá como um guia completo para implementação de uma sistemática formal de gestão de Gestão de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015, de maneira simplificada e bastante eficaz, que será facilmente compreendida em todos os níveis do seu negócio.