Série ISO 9001 – Revisão 2015 – Melhoria

Neste post trataremos do requisito 10 da ISO 9001 – Revisão 2015 sobre Melhoria. Este requisito foca na determinação e seleção de oportunidades para melhoria e implementação das ações necessárias para atender a requisitos do cliente e aumentar a satisfação do cliente. 

A grande novidade deste requisito, no item 10.1 – Generalidades é que as melhorias podem incluir correção, ação corretiva, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização. Isto ampliou grandemente o entendimento sobre do que se trata uma melhoria. Para compreender melhor esta mudança é preciso ter claro o conceito de cada uma destas possibilidades de melhoria: 

Correção 

É uma ação imediata para sanar um problema. 

Ação corretiva 

É uma ação ou conjunto de ações para sanar a causa de um problema e impedir a sua repetição. 

Melhoria contínua 

É a melhoria gradativa de um produto, processo ou serviço, promovendo incrementos das suas funcionalidades, racionalização dos seus fluxos e redução dos seus custos. 

Mudanças revolucionárias 

São mudanças radicais no modelo de gestão, no mercado de atuação, no modelo de negócio, no portfólio de produtos e serviços, na própria missão, nos valores e na estrutura da empresa. É uma verdadeira reinvenção do negócio. Um exemplo é a empresa NOKIA que começou suas atividades no ramo de papel e se tornou uma potência muitos anos depois no ramo de tecnologia. 

Inovação 

É uma novidade que traz uma mudança nas funcionalidades dos produtos, nas metodologias de trabalho ou no modelo de negócios. São ideias/projetos que possam gerar economias ou otimizar processos. Um exemplo são as inovações feitas pela Apple em seus aparelhos tecnológicos (iPod, iPad, iPhone), que têm funcionalidades que os aparelhos da concorrência não tem, e quando passam a ter, imediatamente a Apple surpreende a concorrência e seus clientes com uma novidade ainda maior. 

Reorganização 

Trata-se da simplificação e modernização da estrutura organizacional, da racionalização e integração de processos, da revisão do modelo estratégico, da reestruturação da gestão financeira, dentre outras possibilidades. 

Outra novidade deste requisito está no item 10.2 – Não conformidades e ação corretiva que recomenda que a empresa atualize os riscos e oportunidades determinados durante o planejamento ao tratar uma não conformidade. Este item não trata mais da ação preventiva, já que no item 6.1 da norma a empresa é recomendada a planejar ações para abordar riscos e oportunidades, o que gera uma cultura de agir de forma preventiva para prevenir ou reduzir efeitos indesejados, mudando a postura da empresa de reatividade para proatividade. 

O item 10.3 diz que a organização deve melhorar continuamente a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade, levando em consideração os resultados de análise e avaliação e as saídas de análise crítica pela direção para definir as necessidades e oportunidade a serem abordadas como parte da melhoria contínua. 

Melhoria depende de dedicação, criatividade, exercício de um olhar crítico para os detalhes e motivação para a ação. Que tal começar as melhorias do seu negócio agora! 

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Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da QualidadeGestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. 

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