“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – John L. Beckley
“A diferença entre derrota e fracasso é que a derrota é um acontecimento acidental,
enquanto o fracasso é uma decisão. Abandonar um sonho é assumir
uma atitude de fracasso.” – Roberto Shinyashiki
Iniciei este texto com estas citações de impacto a fim de despertar a sua atenção para a importância do planejamento na gestão de negócios. O planejamento empresarial é um plano para otimizar os processos operacionais e as ações táticas e estratégicas da empresa. A revisão 2015 da ISO 9001, em sua introdução, deixa claro que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica para uma organização, que pode contribuir para melhorar o seu desempenho e dar suporte para ações de sustentabilidade dos negócios.
As estatísticas mostram que as atividades de planejamento são sistematicamente negligenciadas nos países tropicais, enquanto que nos países localizados acima da linha do equador o planejamento faz parte dos hábitos pessoais da população. Supõe-se que as diferenças culturais (maior escolaridade) e climáticas (invernos muito rigorosos) induzem os povos do hemisfério norte a aplicarem técnicas de planejamento de forma mais eficaz em suas vidas pessoais e profissionais.
A nova revisão da ISO 9001 veio para auxiliar as empresas a estruturarem melhor os processos para prover consistentemente produtos e/ou serviços, com foco na melhoria dos resultados e na ampliação dos níveis de satisfação dos clientes. Por isso, o requisito 6 da norma aborda o planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade e dos objetivos da qualidade, assim como, o planejamento de mudanças no SGQ.
O sistema de gestão da qualidade precisa ser planejado para abranger os processos estratégicos da organização, documenta-los, medi-los e monitora-los, contribuindo para sua melhoria progressiva, agilização, simplificação e padronização. E para prover formas de atendimento aos requisitos do cliente e demais partes interessadas no negócio, requisitos estatutários e regulamentares, considerando os riscos inerentes e aproveitando ao máximo as oportunidades proporcionadas pelo contexto empresarial.
Os objetivos da qualidade precisam ser planejados para serem consistentes com a política da qualidade, serem pertinentes para a conformidade de produtos e/ou serviços e o aumento da satisfação do cliente, serem mensuráveis e compatíveis com os requisitos aplicáveis.
As mudanças do SGQ precisam ser planejadas para estabelecer seu propósito e dimensionar suas consequências, assim como, para garantir que o sistema se manterá íntegro, que os recursos necessários estarão disponíveis e que haja a alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades necessárias para viabilização das mudanças. A gestão de mudanças também é ressaltada como ponto de atenção em outros tópicos da norma.
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Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.