AISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Ela é mundialmente adotada pelas empresas líderes de mercado. Organizações que sabem que a sustentabilidade é o alicerce para a prosperidade e a continuidade do negócio.
A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que a sustentabilidade é composta por três pilares: econômico, social e ambiental. A norma ISO 9001 contribui significativamente para o pilar da sustentabilidade econômica.
Se você ainda não sabe disso, então, leia atentamente esse post e descubra o que é que a sua empresa ganha com isso.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é o desenvolvimento econômico, com a preservação dos recursos naturais e a responsabilidade social. Crescer e se manter de forma sustentável requer planejamento, organização e boa gestão do negócio.
O que é a norma ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional que foi desenvolvida a partir da cooperação entre 164 (cento e sessenta e quatro) países membros da ISO (Organização Internacional de Normalização).
Ela serve para auxiliar as empresas de todo o mundo a adotarem práticas que contribuem para a melhoria do desempenho global da organização e para prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Essa norma determina requisitos para o estabelecimento de um sistema de gestão da qualidade, que visa aumentar a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.
Além disso, ela contribui para facilitar oportunidades para satisfação do cliente, abordar riscos e oportunidades associados ao contexto organizacional e seus objetivos, assim como, para demonstrar conformidade com os requisitos internos e externos aos quais a empresa está sujeita.
Porque ter um sistema de gestão da qualidade?
Segundo o Sebrae: “as empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado.”
Um sistema de gestão da qualidade permite estruturar todas as iniciativas citadas pelo Sebrae, de forma concisa e eficiente. É claro que se a sua empresa resolveu se estabelecer, é por que ela tem como objetivo ter longevidade e sucesso, não é mesmo?
Apesar de existirem outras normas de gestão da qualidade, a ISO 9001 é a preferida nos quatro continentes do planeta terra, pois facilita as relações internacionais de comércio entre clientes e provedores externos — fornecedores de materiais e prestadores de serviços.
Quais são as vantagens de se ter um sistema de gestão da qualidade?
Manter um sistema de gestão da qualidade, segundo os requisitos da norma ISO 9001, é uma decisão estratégica que impulsiona o desenvolvimento de uma empresa.
As práticas de gestão do negócio implementadas a partir das recomendações dessa norma, mudam o foco da organização para a geração de resultados e de valor.
A ISO 9001 foi estruturada de forma simples e objetiva, para facilitar a sua implantação em qualquer ramo de negócio e em empresas desde o porte micro até o grande. Como seu foco está nos processos organizacionais, isso remove qualquer barreira para seu uso nos diferentes tipos de empreendimentos.
Sem mais delongas, vamos conhecer as principais vantagens de se ter um sistema de gestão da qualidade:
Fazer frente à concorrência
Um sistema de gestão da qualidade — ISO 9001 — torna mais eficientes os processos organizacionais, melhora o foco no cliente, incentiva a capacitação e o engajamento dos colaboradores e favorece o relacionamento com as partes interessadas no negócio, o que amplia a competitividade de uma organização.
A certificação ISO 9001 abre portas para a prestação de serviços e a comercialização de produtos para os grandes players do mercado — empresas de ponta que só contratam provedores externos certificados — que selecionam seus parceiros de negócios com base em critérios de excelência em gestão.
Entender e satisfazer seus clientes
A ISO 9001 tem como um dos seus princípios fundamentais o foco no cliente e dois de seus requisitos primordiais são: a análise do contexto interno e externo da organização e o entendimento das necessidades e expetativas das partes interessadas.
Esses são os pontos de partida essenciais para que uma empresa entenda o seu cliente e saiba traçar estratégias para atender os seus requisitos e satisfazer essa parte interessada da melhor maneira possível.
Melhorar o desempenho
Com a ISO 9001 a empresa deixa o improviso e a intuição de lado e passa a tomar decisões com base em evidências, ou seja, ela passa a estabelecer critérios de controle, fazer medições, análises e avaliações dos resultados alcançados para determinar ações.
Isso permite o aprimoramento dos processos, a redução de desvios e a otimização da aplicação dos recursos empresariais, melhorando o desempenho global da empresa.
Mas, de onde vêm as evidências que vão fundamentar as decisões? Vêm dos formulários, relatórios, gráficos e indicadores implementados de acordo com o requisito de informação documentada — 7.5 — da ISO 9001.
Reduzir custos e aumentar a lucratividade
O capítulo 8 da norma ISO 9001 dá especial atenção para os processos operacionais das organizações. Ela parte do planejamento, passando pelo projeto, a produção, a rastreabilidade, a gestão de provedores externos, enfim, abrangendo todas as etapas de operação de um negócio até o pós-venda.
Sendo assim, a empresa estrutura seus processos produtivos de forma consistente, eliminando gargalos, desperdícios, retrabalhos e falta de eficiência, o que impacta diretamente na redução de custos operacionais, favorecendo o alcance de maior lucratividade.
Gargalos são atividades, recursos, máquinas ou pessoas que geram limitações para o andamento dos processos empresariais e o alcance dos resultados planejados. Eles provocam baixa produtividade, atrasos ou paradas na produção e indefinições na solução de problemas.
Segundo Taiichi Ohno, engenheiro criador do sistema Toyota de produção, existem 7 (sete) categorias de desperdício. São elas:
1. Produtos com defeito
Produtos defeituosos acarretam perda de tempo, mão de obra e material, assim como, abalam a credibilidade da empresa, caso sejam vendidos aos clientes.
2. Superprodução
Superprodução demonstra falta de planejamento e acompanhamento da demanda, o que causa gastos desnecessários e sobrecarga nos locais de armazenamento.
3. Estoque excessivo de matéria-prima ou material acabado
Estoques excessivos impactam na imobilização de capital, que poderia ser investido em outras necessidades da empresa.
4. Espera
Quando as pessoas ou os equipamentos ficam parados, essa espera eleva os custos operacionais, que não são convertidos em resultados.
5. Transporte
Quando pessoas, equipamentos, suprimentos, ferramentas, documentos ou materiais são transportados para o local errado ou na hora errada, eles impactam em desperdícios de tempo e recursos.
6. Movimentação nas operações
Etapas excessivas de trabalho, layout inadequado da área de produção, desorganização do fluxo de materiais e informações, geram movimentação ineficiente nas operações, causando perda de tempo e, algumas vezes, atrasos ou paradas na produção.
7. Processamento
Se as atividades realizadas pela equipe de produção e/ou pelas máquinas não agregam valor ao produto ou serviço, elas são fatores de desperdício de recursos.
Todos esses tipos de desperdícios devem ser combatidos em um sistema de gestão da qualidade, pois eles impactam nos custos de produção, na qualidade dos produtos, no desempenho da organização e na satisfação dos clientes.
Retrabalho é a repetição de operações do processo produtivo para corrigir defeitos ou não conformidades em materiais, produtos ou serviços, adequando-os aos requisitos do cliente e demais requisitos aplicáveis. Boas práticas de gestão da qualidade tendem a eliminar a ocorrência de retrabalho.
A falta de eficiência se dá quando a empresa emprega mais recursos do que o necessário para gerar produtos ou serviços. O sistema de gestão da qualidade foca na melhoria contínua, que permite desenvolver metodologias de trabalho para tornar possível produzir mais, aplicando menor quantidade de recursos.
Percebeu como existem muitas frentes de trabalho a serem abordadas para conseguir reduzir os custos de uma organização? O sistema de gestão da qualidade amplia o campo de visão dos colaboradores da empresa, de modo que eles sejam capazes de perceber todas as oportunidades de melhoria existentes.
Aprimorar os processos
O princípio da qualidade que determina a abordagem de processo é decisivo para que a organização tome consciência de suas práticas diárias de operação e possa saber se elas são boas ou ruins.
A partir desse princípio a empresa consegue mapear seus processos e classificá-los segundo sua importância para a geração de resultados: estratégicos, táticos e operacionais.
Posteriormente, ela passa a documentar esses processos e analisar a interação entre eles. Assim, a organização pode identificar pontos de melhoria, falhas de metodologia, tecnologia ou controle e ficar apta a racionalizar os processos e otimizar resultados empresarias.
Concluída a estruturação dos processos, eles são padronizados e passam a compor o arcabouço do conhecimento organizacional, que garante a continuidade do negócio independentemente da pessoa que esteja executando cada atividade.
Na sequência, as equipes que executam os processos são treinadas para que alcancem os resultados planejados e são incentivadas a contribuir com a melhoria contínua desses processos.
Nesse post nós demonstramos como a ISO 9001 é bastante abrangente e gera valor para a sua empresa, conduzindo-a a uma gestão de qualidade que torna os produtos, serviços, processos e pessoas mais eficientes e mais profissionalizados. Sua empresa só tem a ganhar com isso!
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Texto escrito por: Luciene Almeida Costa – Consultora e Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.