Tecnologias sociais? O que é isso? Nunca ouviu esse termo? Você não está sozinho nesse barco.
Boa parte das tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos são desconhecidas pelas pessoas, apesar de seu grande valor social, ambiental e econômico.
As tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos tem foco na sustentabilidade das comunidades que as colocam em prática.
Se você valoriza a sustentabilidade do planeta Terra, então, siga firme na leitura desse artigo e expanda o seu conhecimento, agora.
O que é gerenciamento de resíduos sólidos?
Antes de conhecer as tecnologias sociais, é preciso saber o que é gerenciamento de resíduos sólidos.
Gerenciar resíduos sólidos é assegurar que todo resíduo sólido gerado por uma pessoa jurídica ou física será recolhido, separado e classificado, tratado e destinado de forma adequada.
Existe regulamentação específica para o gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios, estados e no governo federal. Procure se informar e cumpra a legislação.
A Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS é o principal regulamento que trata sobre esse assunto.
A PNRS estimula a busca de todos os meios possíveis para reaproveitamento dos resíduos sólidos, fazendo o descarte somente quando forem esgotadas todas as possibilidades economicamente viáveis.
O gerenciamento adequado de resíduos sólidos proporciona:
- a ampliação do ciclo de vida dos produtos;
- a redução da poluição ambiental;
- a geração de emprego e renda;
- a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Existem muitas tecnologias industriais para tratamento de resíduos, porém, as tecnologias sociais geram maior impacto social e têm possibilidade de maior alcance ambiental.
O que são tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos?
Uma tecnologia social é um produto, um processo, uma técnica ou uma metodologia desenvolvida por grupos de pessoas, para solucionar algum problema.
As tecnologias sociais visam melhorar as condições de vida e possibilitar a inclusão social, com soluções simples e de baixo custo, que podem ser facilmente aplicadas e que geram impacto social positivo.
As tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos são soluções que permitem:
- proteger o meio ambiente;
- evitar a poluição ambiental;
- gerar emprego e renda; e
- contribuir para a sustentabilidade das comunidades que as praticam.
As tecnologias sociais em grande parte combinam a sabedoria popular com os conhecimentos técnico-científicos para gerar soluções viáveis para problemas sociais.
O gerenciamento de resíduos sólidos é um problema social de primeira ordem. Para solucionar esse problema, existem várias tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos. É o que veremos a seguir.
Quais são as principais tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos?
Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável
São grupos de pessoas que se unem e organizam processos de coleta, classificação, separação e destinação de resíduos sólidos recicláveis, de acordo com princípios da economia solidária.
Esse grupo consegue gerar emprego e renda para seus membros, fazendo a autogestão da cooperativa. Promovendo, dessa forma, a inclusão social das pessoas e melhores condições de vida para todos os seus associados.
De acordo com o Anuário da Reciclagem 2020, as cooperativas de catadores destinaram mais de 1 milhão de toneladas de resíduos à reciclagem no ano de 2019. Fonte: https://www.mundocoop.com.br/entrevista/a-importancia-das-cooperativas-de-catadores-para-o-brasil.html
Essa tecnologia social é a mais conhecida e dá excelentes resultados para o Brasil. Vamos valorizar o trabalho das cooperativas e associações de catadores de material reciclável.
Bolsa de Resíduos
A bolsa de resíduos é uma tecnologia social que visa evitar descarte desnecessário de resíduos. Ela conecta pessoas que geram resíduos com pessoas que aproveitam esses mesmos resíduos.
Dessa forma, um resíduo que seria descartado em um aterro sanitário pode ser vendido, trocado ou doado a alguém que vai aplicá-lo em outro processo produtivo. Pois, o resíduo de um processo pode ser matéria-prima de outra produção.
Por exemplo, um pneu inservível que seria descartado por uma empresa transportadora, é matéria-prima para um artesão que fabrica poltronas, móveis e decoração com pneus.
Acesse a bolsa de recicláveis da FIERGS:
https://www.bolsadereciclaveis.org.br/Inicial e conheça uma bolsa de resíduos na prática.
Economia Circular
Economia Circular é um conceito que estimula o prolongamento da vida útil dos materiais, se possível, de forma infinita. E isso deve começar pelo design adequado dos produtos, de modo que seja evitado desperdício na produção e redução na geração de resíduos.
Quando o produto estiver em uso, deve-se tomar providências para sua manutenção em bom estado de funcionamento, pelo máximo tempo possível.
Quando estiver obsoleto, poderá ser destinado ao uso de outra pessoa que não tinha acesso àquele produto ou ser transformado em outro produto útil.
A economia linear considera que o ciclo de vida dos produtos acontece do berço ao túmulo. Esse ciclo começa na extração de matéria-prima e termina no aterro sanitário.
Já a economia circular estimula que esse ciclo passe a ser do berço ao berço. Dessa forma, um produto inservível sempre vai originar um outro produto útil.
O descarte de materiais será feito somente quando forem esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento, seja ele produtivo ou energético.
A economia circular depende do engajamento de toda a coletividade para funcionar, por isso é uma tecnologia social difusa.
Artesanato com material reciclável
Essa tecnologia social transforma resíduos sólidos recicláveis em arte, agregando valor a objetos que eram vistos como lixo.
Pneus velhos e carecas se transformam em vasos para plantas, poltronas, puffs, mesas de centro e muito mais.
Lacres de latas de refrigerante viram luminárias, bolsas e vários objetos utilitários ou decorativos.
Garrafas pet dão origem a vassouras, vasos de plantas, puffs, poltronas, lâmpadas solares, etc.
Conheça ideias incríveis de arte com materiais recicláveis acessando o site: https://www.artereciclada.com.br/
Não há limite para a criatividade dos artesãos em encontrar aplicações para materiais recicláveis. Com sua arte eles geram renda, beleza, encantamento e beneficiam o meio ambiente.
Viu como as tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos sólidos são magníficas! Seu impacto socioambiental e econômico é intenso, mas, ao mesmo tempo, elas passam despercebidas para a maioria das pessoas.
Gostou de conhecer as tecnologias sociais de gerenciamento de resíduos? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Assim, você contribui para a sustentabilidade do planeta!
Aproveite também para deixar um comentário ou esclarecer uma dúvida.